domingo, 1 de abril de 2007

O crime e a reforma...

Este segundo "post" chega num momento crítico. Não só porque é domingo fazendo com que os meus companheiros visionários me "lancem olhares mortíferos" (por não ter sido mais cedo postado), mas porque a própria reforma no nosso país se encontra ameaçada.

Há muito por onde começar e muito mais por onde seguir a partir deste momento por isso vamos centrarmo-nos em algo mais prático.

Com isto lanço uma outra pergunta:

O que é a reforma?

Vejamos o que se passa com o "comum mortal".

Na nossa sociedade, um ser humano é treinado, desde que nasce, para mais tarde contribuir para o desenvolvimento e crescimento da mesma sociedade. Como "recompensa" dessa contribuição, recebemos uma gratificação monetária da qual usamos para sobreviver.
Parte dessa gratificação é retida com fins determinados. Segundo o que nos é ensinado, serve para quando não pudermos trabalhar. Um seguro. Resumindo, a sociedade ajuda-nos a sobreviver.

A isto chama-se reforma. É-nos retirado parte dos nossos lucros enquanto contribuímos, para mais tarde podermos sobreviver quando já não podemos contribuir.


Mas...

Porque é que os criminosos têm reforma?

Vou reformular...

Um criminoso, que nunca tenha contribuído para com a sociedade, tem direito a reforma?

Aparentemente sim...

Vejamos, o que é a prisão?
Local onde se pode dormir, tratar da higiene pessoal, alimentar-se, tudo essencial à sobrevivência de um ser humano.

Não se pode chamar a isso de uma reforma?

Um homem quanto mais contribui para a sociedade, quando chega a altura de não puder mais contribuir, mais recebe como gratificação.
Se contribuir menos, recebe menos gratificação.

O mesmo se vê no crime:

Se um homem assaltar uma loja, apenas terá uma "reforma" de uns dias numas instalações de baixo nível.
Se esse mesmo homem, nesse assalto, tirar a vida ao empregado dessa loja, já terá a "gratificação pelos serviços prestados à sociedade" por muito mais tempo numas instalações de "luxo".

Não será isto uma reforma?

Há quem chame de uma condenação mas sejamos lógicos...

Um reformado tem direito a:

- uma gratificação monetária que mal dá para os medicamentos necessários para a sua sobrevivência...

Um "condenado" tem direito a:

- um quarto com casa de banho;
- sauna (ocasionalmente);
- um refeitório com 3 refeições diárias;
- local de lazer (com várias actividades disponíveis);
- protecção 24h por dia;
- assistência de saúde gratuita.

Com isto tudo, só tenho vontade de dizer:

Ainda bem que a sociedade dá o devido valor àqueles que merecem...
Ainda bem que tenho de trabalhar todos os dias da semana para poder sobreviver e para um dia poder receber a gratificação que me disponibilize a comprar 3 medicamentos mensais (quando preciso de 5)


Pensamento do dia:
O crime não compensa?

7 comentários:

Esmifra disse...

Esqueceste ainda de um ponto importante... Quando eu chegar à idade da dita reforma, segundo o que corre a Segurança Social poderá já não existir...logo...fui alvo de um criminoso, que a ser condenado,terá direito a regalias que nao vou ter, pois o meu dinheiro, que descontei durante anos,já não existe!

bone daddy disse...

Esmifra, pior ainda é se pensares que esse dinheiro que descontaste durante anos vai servir para pagar esses condenações...
Mas tá decidio, foda-se!
Quando chegar à idade da reforma escolho aí um mano qualque de quem não gosto e espeto-lhe uns balázio no focinho. E depois pronto... Vida de Lord até ao fim... E como na altura as prisões vão estar equipadas com a Playstation 23 a bombar online ainda melhor...

ProTrunks disse...

Acho que alguém anda a ver Prison Break a mais... :)

Unknown disse...

portanto o crime compensa... vamos todos assaltar um banco: se fores apanhado vais para a prisão, e quando saíres tens o dinheiro à espera; se não fores apanhado, ficas com o dinheiro e vais para o Nordeste brasileiro....... hmmmmm! alguém tem uns collants que me empreste e uma pistola de água? lol

dark_wings disse...

antes de mais bem vindos!

ora bem... em relação ao crime compensar ou não, acho que depois do que foi escrito pouco mais posso acrescentar se não que:
"porque é que os nossos pais desde pequenos nos ensinam que o crime não compensam e nos incentivam e orientam para o caminho honesto?"

Será que na realidade são todos sado e nos querem ver a sofrer? Será que não são inteligentes o suficiente para perceberem que não é esse o "melhor" caminho?

Tenho ainda a acrescentar que se conseguir realizar o caminho honesto que programei... só sobrevivo se houver para aí crime aos magotes por isso... apoio todos os movimentos que o incentivem!

jokasssss
keep on

Xdevice disse...

Realmente de pequenitos nos vão incutindo a ideia de que o crime não compensa, mas depois lá vamos abrindo os olhinhos e o que vemos é o incentivo de quem dá exemplos e no fim de contas o que interessa é roubar à parva e não ser condenado.

Mas isso é para quem pode, assim, para nós pobres na altura de fazer o "cash in" do dinheirito investido ao longo dos meses, a 7 % e tal, quando nos fizerem um "Ah e tal, isso já não é assim" só nos resta a "spa" numa prisão com pensão quase completa - alimentação estadia e saude. A ideia da PS23 é prometedora...

Já agora, a receber algum de uma futura reforma, quanto tempo até juntar o sufuciente para comprar a arma, e para os mais inventivos a meia ou collans ?

YummyPT disse...

acho que vocês não perceberam... o pessoal tem direito à reforma depois de darem o seu contributo à sociedade.

O mesmo acontece com os criminosos... só que estes contribuem de forma diferente! :P